Como fazer um bom curriculum vitae?

Há segredos na forma de organizar o seu currículo que lhe permitem ter mais sucesso junto de potenciais empregadores ou instituições que dão bolsas de estudo. Por exemplo, a informação deve ser dada de forma clara e ordenada, para que seja fácil de ler. Não poupe na qualidade do envelope e do papel, porque os pormenores fazem a diferença.

A lista que se segue, é de algumas sugestões para fazer um bom curriculum vitae. É apenas o que pode fazer e o que não pode fazer. Estas dicas, irão ajudar-lhe a fazer um currículo excepcional.

O que é que deve fazer?
Mantenha o seu currículo simples, fácil de ler e com secções bem demarcadas.

Use uma lista com marcas (). Uma lista com marcas, é uma boa maneira de poupar espaço e causar impacto. É eficaz e permite uma fácil leitura.

Verifique exaustivamente a ortografia e gramática. Peça aos seus amigos, familiares ou colegas para lerem o seu currícuo. Isso permite que, erros óbvios sejam facilmente detectados. Erros ortográficos e gramaticais sugerem falta de atenção aos detalhes e provocam má impressão.

Balanço do conteúdo e o tamanho do currículo. Um currículo de duas páginas é o mais ideal, mas não use texto ridiculamente pequeno para acomodar duas páginas. Uma página extra não faz mal.

Ajuste o seu curriculum vitae para se adequar ao concurso. Currículos com funções específicas em mente são mais bem sucedidos que os currículos gerais. Por exemplo, quando se concorre a um emprego dá-se especial importância a experiência e quando se concorre a uma bolsa de estudo a formação académica e complementar.

Mostre todas as suas habilidades e competências que tem para oferecer ao empregador ou a instituição que oferece a bolsa de estudo.

Trate o seu currículo como um trabalho em progresso. Actualize-o sempre.


O que é que não deve fazer?
Não usar abreviaturas. Não escrever o currículo em maiúsculas.

Não ponha a sua fotografia no seu currículo. Será avaliado pelas suas habilidades e competências e não pela sua aparência.

Não faça um currículo estilístico. Evite usar várias cores do tipo de letra e vários tipos de letra. Não use tipos de letra ilegíveis. Use o mesmo tipo de letra e a mesma cor do tipo de letra (a cor preta).

Não incluir detalhes desnecessários tais como, onde fez o ensino primário, local de nascimento e número de filhos.

Não incluir humor no seu currículo.

Não se venda a si próprio. Se tiver algo comercializável, indique-o de forma clara e concisa.

Hoje em dia, é possível fazer um currículo ao nível da Europa, recorrendo a ferramentas seguras e disponíveis on-line:O Curriculum Vitae (CV) Europass

Email Marketing $19/Month!

Dicamatica - Portugal
Tel: +351 917 241 320
E-mail:dicamatica@gmail.com